Consultor de Negócios na Internet, Erick Salgado

Como analisar uma oportunidade de negócios

ebusiness4us      Thursday, September 17, 2015

Share this page with a friend

Como Analisar uma Oportunidade de negócios

 

 

Com cerca de 20 anos trabalhando com negócios na internet, é claro que tenho visto ótimas oportunidades de negócios para os novos empreendedores, bem como tenho visto verdadeiras "roubadas". Para ajudar você a analisar uma proposta de negócios, eu criei esse pequeno guia. Fique a vontade para usar, mas lembre-se que tudo aqui reflete apenas a minha experiência e opinião.

Uma Verdadeira oportunidade de negócios vem da seguinte maneira:

  • Você cria a oportunidade
  • Você descobre essa oportunidade pesquisando o mercado
  • Você descobre uma solução possível para uma necessidade eminente (principal)
  • Você é convidado para ser investidor em um projeto
  • Você é convidado para trabalhar em um projeto devido aos seus talentos ou conhecimento
  • Você é convidado para fazer parte do grupo de distribuidores de uma empresa séria
  • Você é convidado para fazer parte do grupo de divulgadores de uma empresa séria
  • Você é convidado a montar seu negócio apoiado em um sistema de sucesso comprovado

**** Cuidado com os negócios que se estabelecem em apenas uma reunião sob pressão; Todo Negócio Sério deve ser analisado e criado com calma e após muitas avaliações. Caso contrário você VAI perder dinheiro, tempo, credibilidade, vai se frustrar, comprometer seu relacionamento com familiares e amigos, etc...

O Mundo dos negócios não é um "MAR DE ROSAS", para cada 10 tentativas de empreendedorismo 9 falham, e muitas dessas falhas se devem a falta de pesquisa e estudo.

 

 

 

Fator de extrema importância: Produto ou serviço da empresa:

  • É realmente necessário para alguém?
  • Tem sentido de existir?
  • Você compraria ou contrataria apenas como consumidor?
  • Esse produto tem espaço e preço de mercado?

 

Fatores LEGAIS de extrema importância: Trabalhando com essa oportunidade:

  • Você terá condições de fazer dinheiro apenas dependendo do seu trabalho e empenho?
  • Você é o responsável pelos seus ganhos?
  • Você pode ganhar dinheiro direto com o cliente final?
  • Ou para você ganhar dinheiro você precisa essencialmente fazer uma rede de outros empreendedores? Em outras palavras, o negócio funciona sem rede?
  • Você é obrigado a comprar  produtos ou serviços, mesmo que não tenha intenção de usá-los? Ou você pode trabalhar com essa oportunidade consumindo e comprando da empresa somente o que precisa e escolhe?
  • Essa oportunidade promete ganhos estrondosos, com pouco ou nenhum trabalho? Como por exemplo, pagar apenas uma taxa mensal!
  • Essa oportunidade é muito interessante por causa da remuneração em diversos níveis? 
  • Se essa oportunidade lhe oferece mais do que 5 níveis de compensação, reflita se o produto é realmente capaz de conquistar e reter milhares de usuários!

 

Fatores que podem multiplicar seus esforços e ganhos:

  • Esse negócio pode ser alavancado ou escalonado de alguma forma, seja por Franquias, por sistema de afiliados, revendedores ou por sistema de Multinivel em poucos níveis? 

 

Fator de solidez, (Para evitar que você fique pulando de uma oportunidade para outra): O nicho de mercado o qual você vai se envolver:

  • É um mercado sólido?
  • Está em crescimento?
  • As soluções ou tecnologias novas visam melhorar esse mercado ou extinguir o mercado? (exemplo mercado de venda de CD e filmes / mercado de produtos milagrosos)
  • Você realmente acredita nos benefícios do Produto?
  • Você consegue diferenciar um testemunho sobre resultados reais de um testemunho onde a pessoa está fazendo força para se convencer do que está falando?

 

Fatores de sucesso:

  • Este negócio pode ser feito de forma simples?
  • Este negócio pode ser apresentado ou duplicado de forma simples?
  • Este negócio pode ser iniciado com pouco ou nenhum investimento?
  • Este negócio oferece treinamentos, tutoriais e suporte?
  • Existem pessoas que já obtiveram resultados ou sucesso neste negócio?

 

 

Considerações a serem feitas:

 

Você está se deixando convencer?

Você está percebendo que existe uma especie de lavagem cerebral nas reuniões?

Você está pronto para fazer o mesmo e agir da mesma forma que agem os líderes dessa empresa?

Muita pressão para você tomar uma decisão na hora?

CUIDADO!

 

 

Fatos:

Quando a oportunidade é mais interessante pelo ganho do que pelo produto ela não tem sustentabilidade e ponto final! Vai durar apenas alguns anos.

 

Quando o produto final tem o preço acima do praticado pelo mercado convencional, porém com a mesma ou inferiror qualidade, a empresa não tem sentido! Uma hora alguém que não quer fazer o negócio vai questionar o valor mais alto do seu produto e nesse momento vai ficar claro que o preço elevado é apenas para manter a pirâmide!

 

Quando está todo mundo fazendo; Cuidado.... alguém tem que ser cliente!

 

 

Saiba identificar quando é um golpe de Ponzi: Golpe de Ponzi é quando o dinheiro que mantêm todo o negócio vem dos novos membros, investidores, franqueados, ou seja lá o que inventarem. Lembra da telexfree? pois é, tava na cara que o dinehiro para fazer os pagamentos que a empresa prometia, vinha das novas adesões, isso é um classico Golpe de Ponzi! Infelizmente, muitas pessoas não quiseram enxergar, ou simplesmente não estavam preocupadas com o que estavam divulgando, queriam apenas Ganhar enquanto dava!

 

Quando sugere investimento, Cuidado! normalmente investimentos ou boas ações que vem junto com Markting multinivel não da certo!

 

Quandos se trata de um sistema de doações voluntárias e ninguém paga imposto ou declar sobre as doações que recebe. É Crime!

 

Quando o negócio lhe parece suspeito, ou você não tem tanta certeza da honestidade, mas resolve arriscar porque é barato e se der certo vai te dar um bom dinheiro... no fundo no fundo, você é corrupto, fora da lei e sem vergonha.... seu limiar de honestidade está no seu risco e não no que é certo!

 

Quando a oportunidade traz coisas de outro mundo! Exemplo: Nichos de mercado que são extremamente fechados, se abrem justamente para você em uma oportunidade de multinivel, Exemplo: Ouro, Diamantes, comodites. (É golpe!) estão se aproveitando da sua ingênuinidade ou ganância.

 

Quando está todo mundo errado!!! Sabe quando você acredita em um negócio, porém ninguém mais acredita? Cuidado, quando está todo mundo errado e só você está certo é uma boa dica de que esse negócio não vai decolar... afinal, mesmo que no fundo você esteja certo, de que adianta fazer algo que ninguém mais acredita? para quem você vai levar isso?

 

Quando ninguém mais quiser saber da oportunidade, vai sobrar alguma coisa? ou seja, a empresa sobrevivee lhe gera ganhos somente com os clientes atuais... (Clientes, não empreendedores!)

 

A empresa e os distribuidores, se esforçam mais para recrutar pessoas ou para vender os produtos?

 

Mais de 60% das vendas da empresa são para os Próprios distribuidores... Cuidado, ta na cara que só se vende para quem é da empresa!

 

 

 

Golpe do Curso de Negócios:

Muita gente nem percebeu que isso é um golpe, ou muitos acham que é um novo golpe. Na verdade esse Golpe foi criado nos Estados Unidos na decada de 60.

A história é a seguinte: o Guru de Negócios aparentemente bem sucedido lhe oferece um curso de negócios que lhe garante resultados, mesmo que você não tenha negócios (hahahaha). Ai, você paga um valor absurdo e vai no curso! Chegando lá você vai ver que ele vai te falar um monte de coisa relacionada a adminstração e marketing que não é segredo para ninguém e que não faz milagre nos negócios de ninguém. Quando você estiver desanimado ao perceber que você terá que implantar uma série de mudanças, ferramentas, comportamentos, filosofias e idéias que só funcionam na teoria no negócio que você nem tem (hahahahha) o Guru de Negócios vai então lhe mostrar que você pode ganhar dinheiro muito mais fácil divulgando O CURSO DELE, que você acabou de comprar e não resolve nada, mas que você sabe que ele ganhou um bom dinheiro, que você na verdade caiu na divulação de alguém que passou por este curso antes de você... e assim vai!

 

 

Mercado de Afiliados:

Funciona muito bem para alguns que fazem disso um negócio real! É um negócio legitimo mas funciona apenas para os empreendedores que passam horas trabalhando para criar autoridade em um determinado nicho de mercado. Você precisa estar atualizado e saber trabalhar com diversas ferramentas, bem como saber gerar conteúdo e criar estratégias de marketing e funis de venda. 

99% das pessoas que se envolvem com esse mercado não obtem o sucesso esperado, simplesmente por falta de capacidade e determinação. Tenho visto muitos empreendedores divulgando cursos que ensinam pessoas normais a serem afiliados bem sucedidos, mas a verdade é que: Não depende de curso, depende de você. Funciona, mas não é Fácil!

 

 

 

Frases que o pessoal usa:

 

Você está no lugar certo, na empresa certa e com a equipe certa. (ou você é muito sortudo ou você está caindo num golpe)

 

 

O sol nasceu pra todos. (Verdade, mas sombra e agua fresca é para quem trabalha direito e com o negócio certo)

 

 

Você prefere ganhar 100% do seu trabalho, ou 1% do trabalho de 100 pessoas? ( Essa é clássica! Particularmente, eu sou mais eu. Eu prefiro ganhar 100% do meu trabalho porque seu sei do que sou capaz e do que preciso... o trabalho de 1% das outras pessoas nunca me deu nada, pois dificilmente as pessoas tem 1% da minha vontade de trabalhar e prosperar... Entenda que: Quem entra numa empresa com essa mentalidade já está pronto para se esforçar 1%, por isso que 99% das empresas de MLM quebram.

 

 

Nos Estados Unidos, existe faculdade de MLM! Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira..... Não existe! Se alguém te falar isso, entre na internet na hora e tente achar e se matricular numa faculdade destas! Procure ao menos a descrição do curso e DESMASCARE O SAFADO!

 

 

Seus Amigos:

 

Mudou 3 x de ramo no mesmo ano, é um forte indício de que ele está meio perdido. Espere até ele ficar ao menos 1 ano em um negócio antes de se envolver.

 

Peça o cheque: Seu amigo disse que a oportunidade do momento está dando muito dinheiro? Peça um comprovante de depósito dos ultimos 3 meses... As empresas de crédito fazem isso com quem tem emprego, creio que você deva fazer o mesmo com quem "diz que está ganhando muito bem e quer te colocar na jogada"  *** Mas, se ele comprovar, dê um voto de confiança!

 

Peça para ele definir o negócio em 1 minuto, se ele conseguir explicar o negócio ou o que ele realmente faz em um minuto, ótimo; Se levar 5 minutos para explicar o que ele faz, cuidado!

 

 

No que você se tornará na realidade, se você realmente se envolver com esse negócio? Nada contra nenhuma profissão, mas às vezes os empreendedores falam em andar pela rua carregando e vendendo produtos como se isso fosse a melhor coisa do mundo. Outros te ensinam a enganar e a convencer, outros te ensinam realmente a mentir!  Cuidado com o que você está se tornando, diga me com quem tú andas e eu lhe digo quem tu és!

Já vi muitos casos de empreendedores sairem por ai como sacoleiros, ou como curandeiros!

 

 

Você tem foco? Está de bobeira aberto a uma oportunidade de negócios ou está fazendo alguma coisa séria?  Quanto do seu tempo esse negócio vai tomar? Esse negócio vai pagar seu tempo?

 

E principal:

Se para entrar você tem que comprar um kit ou pagar uma taxa, e o seu patrociandor ganha algo dessa taxa... não tem acordo, É PIRÂMIDE e tem o foco no recrutamento.

 

Se Você pode trabalhar com essa oportunidade, sem ser obrigado a comprar ou a consumir da empresa, e se o seu dinheiro e o dinheiro do seu patrocinador vem simplesmente das vendas para as pessoas que precisam do produto. Então este é um multinível legítimo.

 

A empresa pode motivar você a consumir os produtos, nunca obrigar o consumo ou a compra de estoque! ISSO É ILEGAL, e 99% das empresas fazem, bem como condicionar o recebimento de bônus em multinível a estar ativo (por compra ou consumo) é ilegal; Sua ativação deve estar condicionada a você estar vendendo, trabalhando ou divulgando!

 

Você PODE E DEVE sim consumir os produtos da empresa porque:

  • São Bons
  • Preço adequado
  • Você quer ou precisa
  • Por opção pessoal ou tentativa

 

Estoque de produtos que você dificilmente vai vender e compra de posição são os primeiros passos para a sua falência!

 

Saiba que nos ESTADOS UNIDOS, onde as empresas de vendas diretas são extremamente fiscalizadas pelo governo, todas são obrigadas a ter uma claúsula de RECOMPRA de estoque, pois esse já foi o motivo que levou muitas famílias a falência.

 

*****Importante:

Nunca, nunca, nunca se cadastre na hora!

Pense, avalie, converse com amigos e parentes. Leve sua esposa ou seu marido a uma apresentação, leve seus pais.... Peça a opinião das pessoas que te amam e te querem bem.

 

Quando o seu patrocinador falar que ELE é seu amigo, mas seus parentes querem o seu mal ou tem inveja do seu sucesso eminente... cuidado! Pois é para os seus parentes que você provavelmente vai correr quando você perder tudo... MAS,  SE O SEU PATROCINADOR OU A EMPRESA, lhe incentivar a pesquisar e refletir com calma sobre a oportunidade, então este é um bom indício de BOA FÉ!

 

 

Seja honesto com você mesmo 

E Bons negócios!

Comments

Empreendedorismo

Negócios na Internet

Como analisar uma oportunidade de negócios

Thursday, September 17, 2015

Ferramentas e Soluções

A mais completa plataforma de ferramentas

Thursday, September 17, 2015

Ferramenta para vídeos flutuantes

Thursday, September 17, 2015

Novidades na Web

Novo Logo do Google

Thursday, September 17, 2015

Contato